Formar o indivíduo para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da informática, da computação. A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania.
Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional.
O projeto pedagógico Pitágoras está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o que o torna um instrumento de suporte para a prática educacional vivida dentro das escolas.
Trabalhamos com uma Metodologia própria que envolve as questões: “como se aprende”, “como se ensina”, “por que se ensina” e “o que se ensina”. Nossas ferramentas de ensino incentivam o aluno a querer aprender e a ser protagonista de sua aprendizagem.
Essas questões apresentam bases científicas e epistemológicas que asseguram o nosso compromisso com a formação integral dos estudantes das escolas parceiras.
Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, optamos por uma concepção de ensino e aprendizagem fundamentada nas orientações dos documentos legais, realçando características do sociointeracionismo.
Já no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio, optamos por uma linha pedagógica focada nas habilidades e competências necessárias para a educação permanente, planejada para que o estudante tenha a completa preparação para os exames seletivos, para o mundo do trabalho e para uma educação empreendedora.
A Coleção Pitágoras para a Educação Infantil apresenta os conteúdos necessários para que as crianças evoluam em direção às competências próprias a essa etapa de desenvolvimento, sempre considerando as suas vivências, os seus conhecimentos prévios e suas características peculiares.
Seguindo recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, as interações e as brincadeiras são os eixos norteadores da Coleção. Os jogos e as brincadeiras favorecem uma aprendizagem significativa e prazerosa, pois são fontes de vivências importantes para as crianças.
A Coleção Pitágoras para o Ensino Fundamental Anos Iniciais proporciona a troca de ideias e envolve atividades lúdicas. Os livros possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências para que a continuidade dos estudos aconteça de forma harmoniosa. Nesse contexto, as atividades são organizadas em forma de uma sequência metodológica que envolve os alunos na apropriação dos conteúdos e na construção do conhecimento.
O saber prévio do aluno é ponto de partida para a aprendizagem dos conteúdos. Nos livros, há ênfase na problematização, o que instiga o aluno a observar a realidade de modo crítico e possibilita o estabelecimento de relações entre a realidade e a temática estudada.
Os conteúdos da Coleção Pitágoras para o Ensino Fundamental Anos Finais são organizados por área do conhecimento e apresentados cuidadosamente de acordo com a transposição didática, fazendo uma ponte entre o rigor científico e a adequação dos temas para a faixa etária do aluno.
Do 6º ao 9º ano, os livros desenvolvem os conteúdos das disciplinas escolares em volumes separados: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, Cartografia, História, Arte, Inglês, Espanhol e Produção de Textos.
A Coleção Modular do Ensino Médio permite que o aluno tenha uma sólida formação acadêmica. Os livros são organizados em módulos e divididos por área do conhecimento, de acordo com a Matriz de Referência do Enem. Isso possibilita a escolha da configuração mais adequada para o Ensino Médio da escola. As atividades propostas na Coleção Modular concretizam uma educação de qualidade, focada nos principais processos seletivos do país.
Ao longo de todo o Ensino Médio, os alunos recebem 10 módulos de cada disciplina, organizados em quatro áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.