Proposta Pedagógica

Formar o indivíduo para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da informática, da computação. A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania.

Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional.

Metodologia Pitágoras

O projeto pedagógico Pitágoras está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o que o torna um instrumento de suporte para a prática educacional vivida dentro das escolas.

Trabalhamos com uma Metodologia própria que envolve as questões: “como se aprende”, “como se ensina”, “por que se ensina” e “o que se ensina”. Nossas ferramentas de ensino incentivam o aluno a querer aprender e a ser protagonista de sua aprendizagem.

Essas questões apresentam bases científicas e epistemológicas que asseguram o nosso compromisso com a formação integral dos estudantes das escolas parceiras.

Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, optamos por uma concepção de ensino e aprendizagem fundamentada nas orientações dos documentos legais, realçando características do sociointeracionismo.

Já no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio, optamos por uma linha pedagógica focada nas habilidades e competências necessárias para a educação permanente, planejada para que o estudante tenha a completa preparação para os exames seletivos, para o mundo do trabalho e para uma educação empreendedora.

Educação Infantil

A Coleção Pitágoras para a Educação Infantil apresenta os conteúdos necessários para que as crianças evoluam em direção às competências próprias a essa etapa de desenvolvimento, sempre considerando as suas vivências, os seus conhecimentos prévios e suas características peculiares.

Eixo da Coleção Infantil

Seguindo recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, as interações e as brincadeiras são os eixos norteadores da Coleção. Os jogos e as brincadeiras favorecem uma aprendizagem significativa e prazerosa, pois são fontes de vivências importantes para as crianças.

Ensino Fundamental I

A Coleção Pitágoras para o Ensino Fundamental Anos Iniciais proporciona a troca de ideias e envolve atividades lúdicas. Os livros possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências para que a continuidade dos estudos aconteça de forma harmoniosa. Nesse contexto, as atividades são organizadas em forma de uma sequência metodológica que envolve os alunos na apropriação dos conteúdos e na construção do conhecimento.

Desenvolvimento e Aprendizagem

O saber prévio do aluno é ponto de partida para a aprendizagem dos conteúdos. Nos livros, há ênfase na problematização, o que instiga o aluno a observar a realidade de modo crítico e possibilita o estabelecimento de relações entre a realidade e a temática estudada.

Ensino Fundamental II

Os conteúdos da Coleção Pitágoras para o Ensino Fundamental Anos Finais são organizados por área do conhecimento e apresentados cuidadosamente de acordo com a transposição didática, fazendo uma ponte entre o rigor científico e a adequação dos temas para a faixa etária do aluno.

Volumes separados

Do 6º ao 9º ano, os livros desenvolvem os conteúdos das disciplinas escolares em volumes separados: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, Cartografia, História, Arte, Inglês, Espanhol e Produção de Textos.

Coleção Modular do Ensino Médio

A Coleção Modular do Ensino Médio permite que o aluno tenha uma sólida formação acadêmica. Os livros são organizados em módulos e divididos por área do conhecimento, de acordo com a Matriz de Referência do Enem. Isso possibilita a escolha da configuração mais adequada para o Ensino Médio da escola. As atividades propostas na Coleção Modular concretizam uma educação de qualidade, focada nos principais processos seletivos do país.

Coleção Modular

Ao longo de todo o Ensino Médio, os alunos recebem 10 módulos de cada disciplina, organizados em quatro áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

R. Jornalista Arnóbio Valente Filho, 59 – Farol, Maceió – AL, 57052-497

/padraomaceio